Procura Aí

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Anestesia Geral




Passei na última semana por uma cirurgia para retirada da Vesícula, o processo foi razoavelmente tranquilo e por dois dias fiquei com a sensação de ter sido baleado quatro vezes no abdomen... incomoda... acordar de uma anestesia geral também é estranho, sempre é.. por algum motivo nesses dois dias de permanência no hospital eu relacionei o processo da anestesia com a cultura do nosso país, como custou caro os anos da ditadura militar, como alterou modos e costumes, quanto dano causou a cidadania, liberdade.. entre tantas outras coisas... depois vivemos um período de transição onde estes costumes gerados pelo poder do absurdo geraram outros absurdos, a lei de Gerson... "tem que levar vantagem em tudo, certo?".. a qualquer preço.. enquanto isso o ensaio da democracia marcava seus primeiros passos de forma tímida.. o que é democracia? Eu decido? Como assim? Fomos educados de forma paternalista... alguma força maior, ou alguém vai resolver por você, basta ser "obediente".. um bom cidadão. No país que tem muito mais opinião "publicada" do que pública, acordar da anestesia geral também não é simples, é igualmente estranho... mas estamos acordando, recobrando os sentidos, recobrando a cidadania, mesmo que existam, como existem, legiões de incrédulos, legiões de "espertos", legiões de corruptos e todos os problemas e defeitos de um País acordando de uma anestesia geral, eu acredito no meu Brasil, não no que tentam me vender.. no meu.
Consertar um país não é como consertar seu carro, primeiro porque você não pode trocar por outro sem trocar sua nacionalidade, é um processo lento onde grandes erros são cometidos como a "Era Collor".. que foi um reflexo desta anestesia... estavamos "grogues".. tontos.. ele foi eleito, sob anestesia geral.. é preciso paciência, participação, cobrança, a gente não faz idéia do poder que tem um cidadão. A prática da democracia é coisa recente.. não sabemos ainda o que fazer plenamente com ela... A minha geração, uma meninada devidamente alienada para sua própria proteção, aprendeu a não argumentar diante de uma autoridade.. fosse ela, política ou escolar.. mas crescemos, aprendemos a nos reconhecer como cidadãos. Estamos em ano de eleição, eu particularmente estranho os que reclamam dos escândalos da república sem se dar conta de que quando não sabíamos o que acontecia no governo, era muito pior, se está aparecendo, é porque está se tentando consertar algo.. assim me parece...
Escrevo tudo isso como sempre sem "ensaio".. sem "backspace" do que vai saindo da minha cabeça.. para dizer pra você que sinto orgulho de ser Brasileiro e de fazer dessa era de mudanças que por mais que a gente não acredite... são feitas por nós.
Vote certo de que seu voto vai eleger um representante legítimo dos seus interesses como cidadão, por mais que você assista o horário eleitoral e não consiga achar um nome, um rosto, um candidato confiável.. pesquise.. perca esse tempo agora pra ganhar depois, pra ter o direito de cobrar, e esta cobrança funciona!! Em Brasília são milhares de políticos, aqui fora, se recuperando da anestesia geral, somos milhões.




4 comentários:

Vanuza Pantaleão disse...

Dudu, querido!
Você nasceu no Recife?
Ixiiii, meu pai era pernambucano, terra do nosso grande e saudoso Antonio Maria ("Ninguém me ama, ninguém me querrrrr"). Eu sou alagoana...senti firmeza!Papai criou a gente ouvindo Dalva de Oliveira e tudo de bom da década de 50, Rádio Nacional, aquelas lindezas todas.

Tô com o Beto Guedes e o Clube da Esquina lá no nosso espaço e, dia desses, você vai cantar lá pra nós também. Sei que vc não deve ter tempo de nos comentar, mas não ligo, não.

"Anestesia Geral" e essas letras embaralhadas aí, isso é só metáfora com o que tá acontecendo com o nosso Brasilzão ou vc fez alguma cirurgia?

Minha família e meu filho, Guilherme, te curtimos de montão!
Beijosssss

YvyB disse...

Passei na última semana por uma cirurgia para retirada da Vesícula, o processo foi razoavelmente tranquilo e por dois dias fiquei com a sensação de ter ...

Ola Dudu, você precisa corrigir seu post em configurações, bj

YvyB disse...

completando :

Configurações/Ativar transliteração/ marcar desativar :)

Unknown disse...

Boa recuperação pra você!
Parabéns pelo talento!