Procura Aí

domingo, 5 de dezembro de 2010

Um Amador!

Sou um amador, um poeta amador, um compositor amador, um cientista amador, um homem amador, um pai amador, um filho amador, tudo em mim é amador.
Ouvi certa vez uma frase, talvez um tanto exagerada, mas cabe no contexto deste texto :
"Especialistas são pessoas que sabem muito sobre muito pouco"
Não lembro de quem é a autoria deste pequeno exagero; acredito que ninguém é assim
especialista ponto e pronto. Até porque a vida nos transforma em amadores
todos os dias. Se você está viajando enquanto lê este texto, é um viajante amador, um turista amador, com raras exceções.
Todo mundo é um pouco de tudo, mesmo os especialistas na tal frase exagerada.
E que eu quero dizer com esse papo amador?
Nada muito sério, mas ao mesmo tempo, importante na minha visão da vida.
Procuro ser, nesse meu amadorismo, o mais intenso que posso; quando estou tirando uma foto, por exemplo, procuro ser o melhor fotógrafo amador do mundo... não pra competir com você, nem com ninguém! É somente para aproveitar de forma intensa as experiências que a vida proporciona, e são muitas! A gente é que pouco percebe na correria diária que nos cerca e nos deixa em estado de alerta mesmo quando não temos nada a ver com a correria.
O Mundo se conectou.. interligou.. você não dá um passo sem ser registrado, capturado, analisado, comprado, vendido, leiloado.. Com tantas redes sociais na rede, acredito que no futuro, a privacidade será um previlégio de poucos, muito poucos.
Claro que a gente se expõe, a gente fez isso desde o momento da primeira exposição, tenha sido ela parto normal ou não... ali.. a gente se expôs.. e pronto, amadores, seres amadores prontos para o consumo do mundo.
Quem já leu alguns "posts" meus, sabe, e quero acreditar que sim, que não uso muito o "Backspace" no teclado.. quase nunca, e por isso os meus textos são assim, "flutuantes" e amadores. Saio do foco, do assunto e volto num ponto qualquer como agora, sem me preocupar se quebrei alguma regra ou norma ou "whatever"...... caguei.
Ando tentado a prestar atenção em alguns assuntos mais do que outros, como por exemplo a elasticidade e encolhimento do tempo. A sensação de que você esperou 10 minutos e na realidade se passaram 45, e vice-versa. Abro a página do google e mergulho em teorias bizarras, outras nem tanto, mas mergulho intensamente para pesquisar o tempo... mesmo que no final de tudo seja só perda de tempo, de tempo intenso e meu, eu não perco tempo de ninguém além de mim.
Às vezes não sei onde foram parar os últimos 10 anos da minha vida.. quanto mais 10 minutos!
É aí que me dá vontade de voltar ao tema "Amadorismo"... eu me vejo amador, incapaz de me "especializar" em qualquer coisa, já que percebo que nada é estático o suficiente para formar a especialidade.. nada.. nem a história, nem uma pedra, nem o relógio, nem o termo "Exato" é exato. E quando esta jornada na terra acabar um dia, quero olhar pra trás e murmurar orgulhoso..
Eu amei ter sido um Amador!





6 comentários:

YvyB disse...

esparramou as palavras de forma tão contundente que é impossível confundir... :)

PS: eu também

Vanuza Pantaleão disse...

E eu ameiiiiii esse texto, Dudu!

Arthur Araújo disse...

Visão semelhante de um jovem amador! rs

Tatiana disse...

Linda produção. Na fome amadora de viver lembra Galeano:
“O mundo é isso – um montão de gente, um mar de foguinhos.
(...)Não existem dois fogos iguais.
(...)Alguns fogos, fogos bobos, não alumbram e nem queimam; mas outros ardem a vida com tanta vontade que não se pode olhá-los sem tocar, e quem chega perto, se incendeia”

Karine disse...

Dudu, sei que você já está aí faz um tempo, mas para mim é uma grata novidade. Como compositor já te conhecia, mas como Cantor me trouxe uma sensação de ineditismo ímpar. Não consigo parar de ouvir!!! A sua versão para "Melhor Lugar" é exatamente o título da música... é a sensação que tenho ao ouvi-la. Indelével!!!

Obrigada!!!!

Celso Junior disse...

Muito interessante, muito real.

Uma das series de tv que eu mais gostava de assistir era "The Pretender" pois o personagem podia se fazer passar por qualquer pessoa, ter qualquer profissão, bastando estudar um pouco o que queria ser. Sempre me identifiquei com isso, pois nunca consegui dedicar-me intensamente a nada e ao mesmo tempo dedico-me a tudo, tornando-ma amador em qualquer coisa que eu queira. Assim sou um pouco músico, pouco desenhista, nerd, psicólogo, poeta, filósofo e assim vai...

Gostei muito da maneira como escreve...
abração